sexta-feira, 2 de setembro de 2011

38 ° Salão de Humor de Piracicaba



O relato da Pamonha do Humor

"texto escrito para o Jornal Folha de Campinas "


Como todo ano, desde 1974, acontece em Piracicaba-SP um dos mais conceituados salões de humor do mundo, evento que, no último sábado (27/08), abriu sua 38ª edição. Eu, como um jovem baduã do humor, estive lá para conferir e conhecer os jedais desse ramo.

Este ano, tive a honra de hospedar um amigo do traço: artista de Garopaba-SC, conhecido com Head. Embora com pouco tempo de estrada, Head já é um grande artista da distorção que vem ganhando prêmios dentro e fora do Brasil. Para esta edição do salão, seguimos Head, Mônico (artista de Vinhedo), Fabrício (fotógrafo) e eu (Carriero) para essa “tar” de abertura do Salão de Humor de Piracicaba. Chegamos ao evento por volta da hora do almoço e fomos direto ao restaurante, onde se encontravam os jurados e cartunistas provenientes de todo Brasil. Vale ressaltar que, onde tem cartunista também tem piada e desenho.

Em seguida, partimos para o Engenho Central, local histórico da cidade, para ver a exposição paralela em homenagem a Zélio Pinto Alves: responsável pela existência do evento. Depois, voltamos ao hotel, onde permanecemos até umas 19h, em concentração máxima para a esperada abertura da 38ª edição do Salão de Humor de Piracicaba.

Enfim, o momento chegou; ocasião que será muito bem lembrada por mim, pois um grande amigo ganhou Menção Honrosa em caricatura. Vê-lo subir no palco para receber seu prêmio foi realmente muito emocionante e positivo.

Poder participar desse Salão é saber que seu nome e sua arte serão lembrados no decorrer dos anos e em todos os lugares onde estiverem presentes um lápis e uma bela piada. Não posso deixar de agradecer ao Edu Grosso e à sua equipe que prepara essa mega festa em Piracicaba. Assim como agradeço aos grandes nomes do humor: Dalcío, Paffaro, Stegun, Lucas, Hoisel, Alex, Duarte, Robinson, Rampazzo, Dacosta, Alcy, Éder, Jr. Lopes, Gilmar, Spacca, Baptistão, o pessoal do Rio de Janeiro, Nei Lima, Glen, Diego, Diemer (RS) e a todos que pude conhecer, pois é isso que me faz continuar nessa estrada: poder conhecer tantas mentes geniais e saber que há muito mais no que sonhar e acreditar.

Este relato é composto por fatos reais que presenciei e agora passo a vocês, que também podem conferir a exposição formada por 300 desenhos, entre cartuns, charges, caricaturas e tiras de artistas de todo o mundo - de 27 de agosto a 16 de outubro de 2011. Local: Parque Engenho Central/Armazém 14. Visitas: de terça a quinta-feira, das 14h às 18h. Sexta, sábados, domingos e feriados, das 10h às 21h.


INFORMAÇÕES

www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br

contato@salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br

19 3403 2615 - 19 3403 2621 - 19 3403 2623

Carriero: cartunista de Campinas trabalha no seu estúdio/ateliê de segunda à sexta das 09hs às 18hs Avenida Barão de Itapura 2043 Botafogo- Campinas e aos sábados

na feira do Centro de Covivência cel:(19) 9663 5132 tel:(19) 2121 48 21 http://www.carrieroart.blogspot.com


foto:Fabrício Eiras

3 comentários:

Mônico Reis disse...

Sou testemunha desses fatos.
Foi realmente muito emocionante ver o Robynson subir e receber o prêmio. E também uma tremenda alegria poder dividir esse fim de semana com amigos. Realmente algo que nunca esquecerei.
Ao meu nobre amigo, quero dizer que foi uma honra poder participar ao teu lado nesse mundo fantástico que é o salão de Pira.
Grande abraço.

Stegun disse...

Bacana o texto Carriero! Foi um final de semana realmente bastante agradável. Poder encontrar tantos companheiros de profissão. O salão de Humor de Piracicaba é isso, esse local de encontro das gerações do humor gráfico, isso é o que mais importa, no fim. Abração. Seguimos na luta!

carriero disse...

Satifação garantida ou sua passagem de volta... srrsrsr


e com certeza sempre vai ser uma honra estar junto de vocês


abç